O TEMPO COM TEMPO PARA PENSAR

Imagem
Quando o tempo é bom para refletir eu sempre quero começar com a filosofia helênica; o que me remete, desta vez, a um curto verso do célebre poeta Eurípedes: “O tempo dirá tudo à posteridade; mesmo que nada lhe seja perguntado”. Sim, um dia será assim por ali, naquelas terras acolá; onde tantas águas ainda passarão tranquilamente sob a ponte, e onde há, também, acreditem, quem que não se fazem parcelas, mas não se bastam; querem mais (ou menos); vão além e amiúdam-se, ainda mais, ante um submundo tacanho e inservível; ou, quem sabe, servindo sim, em última análise, de mal exemplo; o que os fazem, enfim, ter uma razão compreensível e bisonha de ser e/ou existir. Que fazer? “Você nunca vai chegar ao seu destino se parar e atirar pedras em cada cão que late”, muito bem disse o ex-primeiro ministro inglês Winston Churchill. Mas nem todos estão surdos, nem todas as bocas estão mudas, nem todos os olhos estão míopes. Não vai muito longe aquele tempo; duros tempos de vidas imersas

ESPELHO DA ALMA

Hoje parei diante do espelho e olhei para mim. Conversei, recomendei e, de repente, um súbito pensamento: devia existir um espelho, também, para a alma, para o “eu” que vive dentro de cada um de nós. Conclui que minha alma queria falar, havia alguma coisa inquieta com desejo de manifestar-se, um íntimo incontido, talvez um coração, como dizem os poetas, a querer falar a língua dos homens.
Imagem meramente ilustrativa do google

E me propus a caminhar pelas ruas dos sentimentos, alameda dos sonhos, largo dos desejos, avenida das lutas, travessa das quedas, parque das conquistas e jardim dos amores, em busca do tal espelho. Olhei em volta e senti o borbulhar da felicidade na vontade de abraçar, no desejo e no querer.... Hoje estou certo que a alma se revela quando fechamos os olhos para o mundo, quando fazemos do nosso amor pontes de compreensão e elos de respeito a quem amamos sem medo e sem medida. 

E assim, a distância perde o seu poder de obstáculo, a saudade torna mais forte a vontade do beijo, do afago e do carinho. Olhar o horizonte faz brilhar nos olhos a certeza, e as batidas do coração compreendem porque ganham outro compasso. Parei hoje diante do espelho da alma!

Não fomos criados para a solidão, não encontramos a felicidade trancados nas complicadas convenções de um mundo frio, regido pela vantagem e a ordem do interesse cada dia mais afastado do verdadeiro espírito de amar com a força da sinceridade.

As tempestades passam, as colunas que resistem aos vendavais erguem-se mais fortes. E um dia encontramos quem sempre quis ouvir nossa história, sonhar conosco os nossos sonhos, seguir conosco no mesmo caminho, e compartilhar juntos a felicidade de uma vida tranquila.

Caminhantes que somos de tantas jornadas, trazemos em nós o pó das estradas percorridas, o desafio das nossas diferenças, o chamamento para a conversa, o acordo e o pacto pela união indivisível. De mim trago nas mãos o meu destino a ser entregue, nos meus olhos a esperança, no meu peito o abrigo, no meu sonho a felicidade.

Hoje eu parei diante do espelho da alma! Vi a inquietação de uma espera, um olhar brilhando, um peito cheio de saudade, uma alma feliz.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ONDE NÃO TEM ONÇA, VEADO ESCARAMUÇA

QUE FALTA VOCE ME FAZ, LUZINEIDE!

A LIBERDADE TEM PREÇO E CUSTA CARO